O objetivo será oferecer cursos de Marketing Digital, E-commerce e Programação a centros comunitários, começando por São Tomé e Príncipe
Um projeto vem mudando a perspectiva da educação no Brasil ao levar qualificação profissional gratuita no mercado digital para jovens de baixa renda. A Liga Digital é uma Startup ESG com alto Impacto Social, que em um ano de existência formou mais de 500 jovens, em mais de 300 horas de curso, com mais 40 heróis (professores) envolvidos, e agora se prepara para realizar uma viagem com novos desafios, ao cruzar fronteiras em direção a África.
A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação assinado este mês, durante a Semana Investe em Mim, evento que ofereceu mentoria gratuita e geração de oportunidades de emprego na área digital.
Com a missão de levar cursos de Marketing Digital, E-commerce e Programação a centros comunitários em toda a África, começando por São Tomé e Príncipe, a previsão é que essa troca de conhecimento aconteça no segundo semestre deste ano, abrindo as portas para a produção de novos conteúdos educacionais.
“O objetivo da A Liga Digital será promover a ‘transformação digital’ na África. A ONU (Organização das Nações Unidas) sinaliza que o e-commerce é um dos pilares de salvação do continente africano, pois além de permitir inseri-los no comércio global, pode abrir novas possibilidades de empreendedorismo, emprego e renda”, afirma Helenice Moura, cofundadora da A Liga Digital.
Quem está representando a África neste acordo é o Instituto Maria das Neves Novos Horizontes, fundado por Maria das Neves Ceita Batista de Sousa, Economista e Política que ocupou o cargo de Primeira-Ministra no período de outubro de 2002 a setembro de 2004, sendo a primeira mulher chefe do Governo em São Tomé e Príncipe.
“Aqui na África, os jovens não têm recursos financeiros para buscar por educação profissionalizante, e com a falta de oportunidades, eles não conseguem encontrar empregos. O acordo de cooperação com A Liga Digital veio em uma boa hora, pois a nossa situação é emergencial. Os jovens representam 70% da população de São Tomé e Príncipe, e são a maioria desempregada em toda África, por isso estamos ansiosos por ver essa parceria começar a dar bons frutos”, ressaltou Maria das Neves.
Este acordo de cooperação foi mais um motivo para celebrar o aniversário da A Liga Digital, que em um ano de trabalho ofereceu um método de ensino diferente do aplicado nas escolas tradicionais, com trilhas de conteúdos que mixam teorias e mão na massa, o que exige engajamento de todos.
“Buscando diminuir os níveis de desigualdade social, o trabalho que A Liga Digital está desenvolvendo no Brasil já está fazendo a diferença na vida de centenas de jovens de comunidades, ao oferecer oportunidades de emprego e ocupação de vagas em grandes empresas do mercado. Queremos estender esse projeto para lugares do mundo onde os jovens enfrentam os mais altos índices de desemprego, como é caso da África”, completou Edilaine Godoi, cofundadora de A Liga Digital.
Sobre A Liga Digital – Criada pelas executivas do E-Commerce Edilaine Godoi e Helenice Moura, o projeto social educacional reúne especialistas reconhecidos em seus segmentos para preparar gratuitamente alunos da rede pública com acesso a poucos recursos, a fim de que lancem suas lojas virtuais ou estejam aptos a construir uma carreira no mercado digital. Mais informações sobre os cursos podem ser encontradas em www.aligadigital.com, www.instagram.com/_aligadigital, https://www.youtube.com/c/ALigaDigital e https://www.linkedin.com/company/a-liga-digital.