Marca que é referência entre os profissionais de Beleza no Brasil leva, pela primeira vez, a profissão para o mundo virtual e metaverso.
Combinando computação gráfica e 3D, cabeleireiro Ian, maquiadora Kelly, barbeiro Edy, esteticista Sara e manicure Adri resultam de uma cocriação da varejista com cinco profissionais do segmento
A rede Ikesaki tem o profissional de Beleza em seu DNA. Estes profissionais têm a varejista como referência em cosméticos profissionais, mobiliário para os salões e cursos de capacitação técnica, sendo um dos principais públicos consumidores desde sua fundação, há 58 anos. Com isso em mente, a empresa decidiu lançar, no Dia do Profissional da Beleza (19/01), em evento em São Paulo, um time diverso de avatares que representassem os profissionais de Beleza nas interações da marca no mundo digital.
Combinando computação gráfica e 3D em uma cocriação com cinco profissionais do segmento, foram criados o cabeleireiro (Ian), a maquiadora (Kelly), o barbeiro (Edy), a esteticista (Sara) e a manicure e depiladora (Adri). As letras iniciais de seus nomes seguem as letras do nome “Ikesaki”.
Para a criação dos profissionais de Beleza virtuais, que são os primeiros a serem lançados pela empresa e pioneiros no segmento de Beleza Profissional no Brasil, a Ikesaki convidou profissionais da área – o cabeleireiro Hugo Bagagi, a maquiadora Julia Virgínio, o barbeiro Nariko, a esteticista Luana Batista e a manicure e depiladora Rafaela Souza. Esse time engloba profissionais bem distintos e de realidades diferentes, que se comunicam com diferentes perfis de profissionais.
Marketing de influência
Segundo levantamento do Influencer Marketing Hub, o investimento em marketing de influência aumentou 711% de 2016 para 2021, de US$ 1,7 bilhão para US$ 13,8 bilhões.
“Os profissionais de Beleza, por si só, são grandes influenciadores de Beleza já no mundo real, orientando sobre cortes, cores e produtos. Além de interagir nas redes sociais da Ikesaki, os nossos profissionais virtuais trarão tendências e dicas nas redes sociais, além de fazer parte de ações especiais das marcas de cosméticos, nas quais eles aparecerão em poses, gestos e fazendo uso dos produtos e equipamentos de salão de beleza. Enquanto influenciadores virtuais, também esperamos que eles sejam inspiração para quem deseja entrar na profissão, afirma Edilaine Godoi, Head de Marketing da Ikesaki.
Profissionais cocriadores dos cinco profissionais de Beleza virtuais da Ikesaki
A seguir, é possível saber mais sobre cada um dos profissionais que, junto à Ikesaki, criaram os avatares:
Cabeleireiro Hugo Bagagi, cocriador do cabeleireiro Ian – 36 anos, atua desde 2007. Atende em todo o Brasil e no Centro Técnico da Gaboni Cosméticos, em Santana, em São Paulo, onde é coordenador técnico educacional. Iniciou a carreira fazendo um curso profissionalizante. Buscou academias que contribuíram para seu desenvolvimento, assim como cursos no centro técnico da Ikesaki. Trabalhou em alguns salões como Luciana Rosa e fez diversas especializações. Há 4 anos é curador da Beauty Fair, organizando as grades e tendo um contato direto com o profissional de Beleza.
“Me sinto muito feliz em ter contribuído para a criação de um personagem que vai conversar com as pessoas. Isso não tem preço, alcançar as pessoas, tirar dúvidas, agir como eu desejo que o profissional seja. Além de colaborar com os detalhes do avatar, ajudei com os palavreados. Ele deve criar uma identificação. A ideia é que atinja o maior número de pessoas e que elas possam, de alguma forma, se identificar com ele”, diz Hugo.
Maquiadora Julia Virginio, cocriadora da maquiadora Kelly – 25 anos, maquiadora, atende em domicílio em Campinas (SP). Formada pela universidade Anhembi Morumbi em Estética e Cosmética (2019). Realiza atendimentos para eventos de festas, maquiagem social, fotográfica ou artística. Em meio à pandemia, montou o seu studio, com atendimentos direcionados aos cabelos afros, maquiagem e terapia capilar.
“Me sinto muito honrada por estar contribuindo com um projeto inovador e muito inspirador, em uma das maiores empresas de beleza do mercado. É gratificante ver uma potência do mercado da beleza nos dando voz e olhando para o profissional de beleza. Com toda a certeza, será uma grande novidade que trará mais estímulos e impulsos para nós. A minha contribuição será manter o nosso avatar da área da maquiagem sempre atualizado, descolado e antenado com tudo que anda acontecendo e também trazer os profissionais para mais perto do seu mundo, que no nosso caso é o mundo das cores, realçando belezas”, finaliza.
Barbeiro Nariko, cocriador do barbeiro Edy – 24 anos, barbeiro, atende no Tucuruvi, em São Paulo. Empreendedor, começou em 2001. Iniciou atendendo em barbearias e hoje tem 4 unidades, duas em São Vicente, uma em Itatiba/SP e uma em Guariba/SP. Na última Copa do Mundo, Nariko foi ao Catar cortar o cabelo de jogadores como Alexsandro, Danilo, Gabriel Martinelli, Marquinhos, Neymar, Thiago Silva, entre outros.
“A criação do avatar tem sido uma experiência criativa maravilhosa e divertida. Acredito que terá ótima repercussão. Para mim, a criação girou em torno da ideia de, através do avatar, mostrar que ser profissional também é ter um bom estilo de vida”, afirma o profissional barber.
Luana Batista, cocriadora da esteticista Sara – 47 anos, atende na região do Tatuapé, em São Paulo. Esteticista há 18 anos e depiladora há 20, com formação na Anhanguera (Biomedicina) e no Senac, onde foi docente por 15 anos nos cursos de Estética e Depilação. Coordena a área educacional e técnica do grupo Bioclean, à frente das marcas Raavi e Depil Bella. É palestrante e ministra cursos online.
“Como cocriadora do avatar da profissional virtual de Estética da Ikesaki, espero contribuir para o fortalecimento da categoria e melhorar cada vez mais a participação do profissional esteticista no relacionamento com o público no Varejo. Busquei agregar valores técnicos, bem como conhecimentos sobre a atuação estética. Minha meta é que a profissão seja cada vez mais reconhecida como estando relacionada a cuidados além da beleza, mas também da saúde e bem-estar, afirma Luana.
Rafaela Souza, cocriadora da manicure Adri – 43 anos, atende no Centro da cidade de São Paulo. Ser manicure era seu sonho de infância. Começou cedo, no salão de cabeleireiro da sua mãe. Há 7 anos, atende em Guarulhos (SP), na sua própria esmaltaria.
“Ser madrinha da Adri, avatar das manicures, é muito gratificante para mim. Nesse mundo das unhas, cada dia me apaixono mais e mais. Representar minha profissão é um privilégio. A expectativa é muito grande, principalmente para incentivar outros profissionais da área. Sendo assim, nos tornamos cada dia mais fortes”, diz Rafaela.
Sobre a Ikesaki – A Ikesaki Cosméticos é a rede de hiperlojas do profissional de beleza com 58 anos de história de inovação em seu DNA. Fundada por Hirofumi Ikesaki, em 1964, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a marca iniciou como o primeiro supermercado de produtos de beleza com um sistema de autosserviço de cosméticos. O modelo de varejo criado pela Ikesaki tem por base o respeito a todos os seus públicos, fornecimento de conteúdo e serviços exclusivos e evolução contínua, valorizando as marcas e produtos dos seus fornecedores. A marca conta hoje com nove hiperlojas no Brasil com milhares de metros quadrados e hiperloja online, todas mantendo o conceito original de ponto de venda com soluções completas, grande variedade de produtos e serviços e a melhor experiência de compra para os clientes, em um ambiente 100% voltado para a beleza. Para saber mais, acesse o Hiperloja Online, Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Central de atendimento: (11) 3122-6100.