Impactos da pandemia da Covid-19 levaram a uma corrida tecnológica que facilitou o processo de transferência de escritura de imóveis adquiridos por estrangeiros no estado norte-americano
Antes do início da pandemia da Covid-19, ao financiar um imóvel no estado norte-americano da Flórida, o investidor brasileiro precisava ir até o local ou fazer um agendamento no Consulado Americano em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Atualmente, é possível fazer todo o processo de apostilagem e validação no cartório local, de qualquer cidade no Brasil, facilitando a transação.
“Os impactos da pandemia levaram a uma corrida tecnológica e avanços em questão de meses”, afirma Rodolfo Milanez, diretor do The Grove Resort & Water Park, na cidade de Orlando, na Flórida. Um destes avanços foi a facilitação do processo completo de transferência de escritura dos imóveis adquiridos na Flórida, sem sair de sua cidade, de forma mais simplificada”, avalia.
Além da comodidade e agilidade oferecidas por este novo processo, outro elemento de destaque são as baixas taxas de financiamento americanas, que proporcionam a possibilidade de financiar até 70% das propriedades, com taxas que podem começar em 3,8% a.a. De acordo com Milanez, “para nossos clientes investidores no The Grove, a transferência de escritura pode acontecer em menos de 20 dias, no processo sem financiamento. Já no processo com financiamento, ela ocorre entre 45 a 60 dias a partir da data de assinatura do contrato”.
O executivo aponta que as unidades vendidas para brasileiros na propriedade foram para investidores com renda alta ou muito alta (HNWI – high-net-worth individuals). “Os investidores brasileiros estão buscando diversificar seus investimentos em uma economia forte como a norte-americana. Os investimentos em imóveis representam uma forma segura para esta diversificação, especialmente na produção de fluxo de caixa produzido pelos rendimentos obtidos com as propriedades, como o The Grove. É o melhor dos mundos, pois o imóvel se valoriza e gera um fluxo de caixa estável mês após mês, com pouco trabalho devido à administração profissional”, afirma.
Sobre a economia norte-americana, Rodolfo comenta: “Tem uma tração extremamente forte, e já está em plena recuperação, o que está só começando a acontecer agora no Brasil. O mercado imobiliário nos Estados Unidos é aquecido, com poucos imóveis parados. A média de um imóvel disponível no mercado é de 36 dias. Os juros são baixos para se financiar propriedades, a partir de 3,8% para estrangeiros na Flórida. O turismo, que move Orlando, está bem movimentado, com as mais altas taxas de ocupação atualmente, alcançando quase 100% no último trimestre e com previsão de continuidade, com diárias no The Grove três vezes mais altas em períodos de alta procura, em média, do que em 2019. Estes fatores, juntos, levam a um investimento seguro e com rendimentos iguais ou melhores do que os de investimentos arriscados de alta volatilidade”, explica o executivo.
The Grove Resort and Water Park é uma nova propriedade de férias em Orlando, no estado norte-americano da Flórida, no melhor estilo home resort, proporcionando conveniências diferenciadas que irão criar memórias para a vida toda. As residências do condomínio são a oportunidade de aquisição de um apartamento próprio e mobiliado a apenas alguns minutos de distância do Walt Disney World, em Orlando. Desenvolvido pela empresa BTI Partners, baseada em Fort Lauderdale, The Grove engloba três torres, totalizando 878 imóveis luxuosos em estilo resort com instalações internas e externas. Elas incluem o premiado Surfari Water Park, com múltiplos tobogãs, lazy river e o simulador de surfe FlowRider Double. The Grove também oferece salão de jogos completo, três piscinas, spa, academia de ginástica, restaurantes gourmet, mercado de conveniência, píer no lago para esportes aquáticos, três bares e lounges, além de transporte gratuito para a Disney World. Os proprietários podem fazer de seu apartamento uma residência de veraneio e também rentabilizar sua propriedade no curto prazo dentro do programa de hotelaria gerido profissionalmente pela Paramount Hospitality Management. Mais informações podem ser encontradas em https://groveresidences.com/pt/.