Media Training
O que é – Luz, câmera e ação. O curso de media training é uma verdadeira imersão no mundo da Imprensa, com ensinamentos ilustrados e dicas práticas que ampliam os horizontes e percepções no ato de se comunicar. A prática leva a perfeição e o curso é a solução para quem precisa dar entrevistas com mais qualidade.
Para que serve – Quando um/a profissional concede uma entrevista à Imprensa, é fundamental que os públicos envolvidos percebam claramente as mensagens pretendidas e absorvam de forma correta o que estiver sendo comunicado. As técnicas mais avançadas e o caminho completo para entrevistas de sucesso são ensinadas em um media training (ou spokespeople training ou treinamento de porta-vozes).
Por um determinado período (manhã e/ou tarde), os/as participantes são treinados/as por profissionais com experiência comprovada em Comunicação Corporativa. Como resultado, eles ficam preparados para conceder entrevistas. O treinamento pode ser refeito em intervalos regulares, com renovação de objetivos e novas simulações.
Trata-se de uma valiosa ferramenta de imersão no universo da imprensa nacional, que melhora significativamente o relacionamento e a comunicação de executivos/as, gestores/as e porta-vozes. Ele pode ser ministrado nas dependências da Agência em São Paulo ou em qualquer lugar do Brasil. Nossa equipe pode se deslocar com todo o equipamento necessário.
Os resultados são imediatos. Após o curso teórico e prático, os/as participantes ficam mais capacitados/as para as interações com a mídia, dar entrevistas e lidar com situações que envolvam gravações de áudio e vídeo.
Características do treinamento de porta-vozes:
Treinamento especializado, que visa ao aprimoramento da comunicação
É um curso específico, que precisa ser ministrado por uma equipe experiente em assessoria de Imprensa e jornalismo empresarial.
Pode ter diferentes graus de dificuldade
A equipe pode preparar o curso com alto grau de dificuldade, como nas simulações de crise ou com simulações de situações mais delicadas. Por outro lado, pode criar testes com médio grau de dificuldade, como nas simulações de entrevistas com temas que fluem mais facilmente.
Tem grande valia para o alinhamento de discursos institucionais e mensagens-chave
Importante frisar que os discursos e mensagens da equipe da empresa em treinamento precisam ser organizados antes ou mesmo durante o curso. A imagem corporativa precisa ser sempre protegida e valorizada e para isso, a equipe que ministra o media training pode ajudar com insights importantes para o aprimoramento deste conteúdo.
Protege a imagem empresarial
Uma equipe treinada de executivos/as, que já passaram por ao menos um media training, protege a empresa ou instituição de erros ao lidar com a Imprensa. Por vezes, uma entrevista mal sucedida pode custar caro à imagem da organização. Antes de mais nada, o curso é recomendado às empresas que têm ou querem ter porta-vozes.
Estimula e potencializa as habilidades naturais de comunicação
Praticamente todas as pessoas têm habilidades de comunicação, em maior ou menor grau. Para ser bom/boa porta-voz, é necessário entender o funcionamento das mídias, conhecer técnicas e dicas, e treiná-las.
Proporciona o aprendizado de diferentes técnicas de transmissão de mensagens
Há uma infinidade de possibilidades de interação com a mídia. Existem diferentes formatos de entrevistas, diversas situações nas quais uma empresa pode se ver interessada ou impelida a conceder entrevistas. Nesse sentido, o curso pode ser focado na prevenção de crises, com diferentes situações são simuladas, de acordo com a realidade da empresa e possíveis hipóteses de situações de crise.
Melhora o entendimento sobre o funcionamento da mídia
Entender como funciona o trabalho jornalístico, como as notícias são produzidas, o que é notícia, como funcionam os veículos jornalísticos, o processo da entrevista, tudo isso tem relevância para quem está se preparando para ser porta-voz ou está se aprimorando nesta função.
Possíveis dificuldades (timidez/ receios/ fobias) são reduzidas
Ainda assim, mesmo se a pessoa tiver muitas dificuldades, certamente o media training serve para a aquisição de conhecimento e treinamento de técnicas que, com o tempo e a experiência, se provarão muito eficazes. É possível ter grandes transformações mediante treino e aplicação.
Estabelecimento de relações mais produtivas com a mídia
Por vezes, o relacionamento com a mídia pode não ser produtivo por falta de informações sobre como ela funciona e o que ela busca. Ao entender tais questões, fica bem mais fácil entregar aos jornalistas material de qualidade. Em contrapartida, ele poderá ser usado com sucesso na pauta, ao mesmo tempo em que a empresa se destaca.
Transmissão de mensagens com maior clareza
Um bom porta-voz é conhecedor dos assuntos sobre os quais fala. Igualmente, ele precisa ter uma comunicação clara e concisa, especialmente nas entrevistas que envolvam áudio e vídeo. O media training lapida a comunicação e a deixa mais fluida e interessante para a Imprensa.
Melhor administração de perguntas difíceis
Não raro, um/a executivo/a se vê em situação delicada ao ser confrontado/a por perguntas consideradas difíceis. O treinamento ajuda bastante a responder perguntas difíceis da forma mais positiva possível, construindo uma narrativa de sucesso mesmo diante de fatos complicados.
As entrevistas se transformam em oportunidades para passar mensagens
Ao ter um microfone à sua frente, após passar por um treinamento de mídia, se ganha a confiança necessária para atingir o objetivo de representar bem uma empresa, transmitindo mensagens de interesse da organização para a qual se trabalha.
Possível participação de convidados, como jornalistas de TV
Nosso media training pode ter a participação especial de jornalistas de TV, em geral um âncora de telejornal, que incrementa o curso com suas dicas para entrevistas.
Reunindo amplo conhecimento sobre o funcionamento das redações dos veículos de comunicação de todo o País, somos especializados na aplicação de media training. Já o aplicamos para diferentes instituições das áreas de Aviação, Energia, Indústria, Saúde, Seguros, Terceiro Setor, Turismo, entre outras.
Saiba mais sobre gerenciamento de crise.
Soliticite uma Proposta